Com mais
de 6 mil patentes cadastradas, faz 19 anos que a IBM é a empresa que mais
possui propriedade intelectual nos EUA.
Por Felipe Arruda
Em janeiro deste ano, a Google comprou mais de
200 patentes de tecnologia da IBM. Em março, foi a vez do Facebook: 750
patentes. Por mais que os números impressionem, eles não são nada se comparados
com a propriedade intelectual que a empresa possui. Em 2012, a IBM foi
considerada, pela 19ª vez consecutiva, como a empresa que mais possui patentes
registradas nos Estados Unidos, somando mais de 6,1 mil delas.
Para comparar, a segunda colocada da lista, a Samsung, possui 4,9 mil
patentes registradas, enquanto que a Microsoft tem “apenas” 2,3 mil. A IBM
conta até mesmo com uma parte do seu site dedicado ao comércio de propriedade
intelectual, cobrindo áreas que vão desde a agricultura até
medicina e transporte, sem deixar de lado, é claro, o uso da tecnologia.
E de
acordo com o jornal Brasil
Econômico, esse é um mercado altamente rentável para a companhia, rendendo cerca
de US$ 6 bilhões (R$ 12,1 bilhões) anuais à IBM. Toda essa base de idéias
inovadoras foi criada por mais de 7 mil inventores que residem em 30 países
diferentes, sendo que 22% deles são dos Estados Unidos.
Exemplos
de patentes
Entre as patentes registradas nos últimos anos estão o desenvolvimento
de um sistema de simulação computadorizada do cérebro capaz de imitar os
sistemas cognitivos e a função do córtex cerebral e pesquisas sobre membranas
usadas para a purificação de água.
Além disso, há também o projeto de um sistema que possa identificar se
uma criança não está sendo esquecida no banco traseiro do carro. Usando
etiquetas RFID, o
automóvel seria capaz de soar um alarme ou acionar o serviço de
emergências da cidade caso detectasse a presença de um bebê por muito tempo
dentro de um veículo fechado.
Outra patente diz respeito aos call centers espalhados
pelo mundo. Com a globalização e terceirização de serviços, é comum ter pessoas
de diferentes lugares atendendo às ligações realizadas por clientes. Assim,
para evitar problemas de comunicação, um software da IBM seria capaz de
identificar o sotaque da pessoa que está ligando e, com base nisso,
redirecioná-la para um atendente que faça parte do mesmo grupo lingüístico
dela.
E você?
Tem alguma ideia para vender à IBM?
Fontes: IBM, Brasil
Econômico

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