Crédito facilitado e acesso à internet são
apontados como os fatores que motivaram as vendas no mercado da moda. Segundo
pesquisa realizada pela Gfk Brasil, em parceria com a MCF Consultoria da Gfk,
em 2011, houve um crescimento de 33% no consumo de produtos de luxo e a
previsão é de que diversas marcas internacionais se instalem no país ainda
neste ano.
Se antes os homens tinham uma fatia enorme nesse
mercado por meio da compra de carros importados, bebidas, relógios e
itens de uso pessoal, agora é a vez das mulheres entrarem com força total nesse
universo.
Bolsas, calçados, cintos, roupas e até produtos de
beleza, como maquiagem, xampus, perfumes e acessórios como óculos de sol e
joias, entraram de vez para a lista de consumo de muitas mulheres.
Ainda de acordo com o levantamento da Gfk Brasil,
as mulheres representam 63% dos consumidores AAA, que lideram em compras das grifes de luxo e a grande maioria (40%)
tem entre 26 e 35 anos. Com uma fatia de 24%, vem o grupo formado por pessoas
de 36 a 45 anos.
Para a vendedora Ariane Marques, que trabalha em
uma loja de roupas em Rio Claro, o que facilitou o acesso foram as formas de
parcelamento e, principalmente, o cartão de crédito. “Hoje a acessibilidade é
muito maior”, ressalta.
Uma pesquisa do Instituto Data Popular divulgada
neste mês apontou que 84,6 milhões de cartões de crédito estão nas mãos de
mulheres no Brasil, de um total de 178 milhões de cartões, segundo números da
Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
A pesquisa destaca que, caso as mulheres tivessem
um aumento de R$ 200 no salário, 23% delas comprariam mais calçados e roupas,
19% entrariam em uma academia e 8% destinariam o valor para o salão de beleza.
Com tantas facilidades, o acesso aos produtos de
luxo não está mais limitado aos milionários, pelo contrário, está ocupando um
espaço cada vez maior dentro da sociedade brasileira.
Isso porque alguns destacam que as grifes, além de
oferecerem produtos de alta qualidade e design elaborado, também dão a sensação
de conquista e pertencimento às pessoas.
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