Olimpíadas é a segunda marca mais valiosa do mundo, atrás apenas da
Apple. A conclusão é de um estudo realizado pela consultoria internacional de
avaliação e gestão de marcas Brand Finance. O crescimento registrado pela marca
foi de 87% desde as Olimpíadas de Pequim, na China, chegando hoje ao valor de
R$ 96,1 bilhões.
O torneio representa financeiramente mais que seus
patrocinadores, incluindo Samsung (R$ 77,2 bilhões), GE (R$ 67,1 bilhões) e
Coca-Cola (R$ 62,8 bilhões). As Olimpíadas também superam a marca mais valiosa
da Grécia, o Banco Nacional da Grécia, cujo valor é de R$ 715 milhões.
Ainda segundo o estudo, a
marca Olimpíadas gerou, no último ciclo de quatro anos, R$ 9,4 bilhões para serem
investidos no desenvolvimento dos esportes no mundo. A análise aponta que o
resultado total de valor cresceu em 38%, o de TV aumentou em 51%, chegando a R$
7,8 bilhões. Os patrocínios, no entanto, cresceram apenas 10,5%, refletindo a
crise econômica mundial.
A estimativa para este ano é que as Olimpíadas beneficiem a
economia inglesa em mais de R$ 50 bilhões, o equivalente a 2,1% do PIB atual,
que é de R$ 4,9 trilhões.
Por Leticia
Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário