Especialista
fala dos pontos essenciais na hora de criar uma marca e um nome para o seu
negócio
Como criar uma marca e um nome para um negócio?
A criação de uma marca exige
tempo e dedicação das empresas. Trata-se de uma escolha fundamental, que pode
ajudar na construção de uma imagem e de um posicionamento diferenciado no
mercado.
O primeiro passo é investir no planejamento da marca. Buscar o apoio de
um profissional especializado e verificar a existência de outras marcas e
ideias similares no mercado são etapas importantes. A marca deve ser criada com
base no posicionamento que a empresa quer ter no mercado, já que é ela quem vai
passar a mensagem aos consumidores, fornecedores, parceiros e demais públicos.
Uma característica importante é que a marca seja de fácil de lembrar.
Nomes longos e difíceis dificultam a assimilação da mensagem. O nome deve ‘grudar’
na mente do consumidor. Durante o processo de levantamento de ideias sobre o
melhor nome, as melhores opções são aquelas que você lembra sem ter que olhar a
lista de nomes sugeridos. Esses são os nomes que têm maior potencial de
“gravação” na memória dos consumidores
Estudos mostram que nomes curtos são melhores para memorização. Por
isso, empresas com nomes menores são lembradas com mais freqüência pelos
consumidores. Não se trata de uma regra, mas de uma constatação.
Importante também que a marca não tente ser muito parecida com a do
concorrente. No curto prazo, pode parecer uma estratégia interessante para se
aproximar da marca mais famosa, ou líder do mercado. Mas, no longo prazo, pode
deixar sua marca com uma imagem de ‘cópia’ e sem identidade própria. Além de
acabar confundindo o cliente, a empresa pode, no pior dos casos, ser
processada.
Nomes regionais e pessoais também devem ser bem avaliados. Associar a
empresa a uma cidade, por exemplo, pode limitar o crescimento da marca em
outras regiões com características diferentes da original. Já o uso do nome
pessoal pode manter o empreendedor ligado a um tipo de negócio, e no caso de
tentar desenvolver uma nova empresa em outro segmento, poderá ter dificuldades
de construir a nova marca. Veja três dicas rápidas para pensar na sua marca:
Tente criar uma nova linguagem. Inventar uma palavra pode ser uma boa
saída. Combinar duas palavras ou conceitos pode fazer surgir um nome criativo e
inovador.
Por: Frederico Mafra - especialista em marketing e professor do
Ibmec/MGE
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