As fabricantes de adoçantes Gold e Stevia Brasil
foram multadas, juntas, em R$325 mil pelo Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC) por propaganda enganosa e ausência
de informações adequadas sobre a composição de produtos nas embalagens.
Segundo
a decisão, os rótulos dos adoçantes Doce Menor Stevia Mix, da Gold, e Stevip,
da Stevia Brasil, induziam o consumidor a pensar que estava adquirindo um
produto à base do adoçante natural Stevia (nome comercial do edulcorante de
steviosídeo), mas a quantidade da substância no produto era mínima.
Na
prática, o sabor do adoçante era dado pelas substâncias artificiais sacarina e
ciclamato de sódio.
Para
o diretor do DPDC, Amaury Oliva, as empresas violaram o direito à informação.
"Os rótulos já foram trocados e os produtos continuam em circulação",
afirma. A Gold vai pagar R$200 mil e a Stevia Brasil, R$125 mil. Cabe recurso à
decisão.
O
diretor comercial da Stevia Brasil, Flávio Silva, alega que não houve má fé e
que todos os produtos da empresa têm fórmula registrada na Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa). Procurada, a Gold não atendeu às ligações do
jornal O Estado de S. Paulo.
FONTE:
exame.abril.com.br

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