
O
brasileiro passa, em média, oito horas por mês navegando pelo Facebook. Apesar de a
interação com os amigos ser a motivação indiscutível da maioria dos usuários
(hoje 61 milhões no País), estabelecer um vínculo com uma marca na rede social
está virando prática cada vez mais comum.
Um estudo
feito a pedido da agência F/Nazca mostra que um em cada cinco brasileiros curte
marcas no Facebook. De agosto de 2011 a agosto de 2012, o número de pessoas que
se tornaram fãs de alguma empresa subiu de 4 milhões para 12 milhões.
Aproveitar de forma inteligente essa audiência é uma estratégia
valiosa para as companhias conquistarem melhor reputação. Para o Facebook, é
uma forma de convencer as empresas brasileiras a gastar dinheiro com a rede
social e manter seu principal negócio em pé: a publicidade, responsável por 86%
da sua receita de US$ 1,26 bilhão no terceiro trimestre.
Para aumentar sua participação nesse montante, a equipe brasileira
do Facebook, sediada em São Paulo, criou um serviço para fazer campanhas
publicitárias com boas doses de interação. A ideia é ir além das formas tradicionais
de anunciar na rede social - anúncios exibidos no canto direito da página e na
linha de atualizações (feed).
O
serviço consiste em um pacote de ferramentas, batizado de Auto Solution, que
permite filtrar os usuários de interesse das companhias, de acordo com o
perfil, e transformá-los em fãs. Promete ainda gerar maior engajamento entre os
usuários e marca, por meio de vídeos e posts estratégicos.
A primeira
empresa a estrear o novo pacote foi a japonesa Honda. Depois de analisar os
dados sua página no Facebook (fan page), a montadora percebeu que precisava
ampliar a audiência, que estava concentrada na faixa dos 18 anos.
O projeto desenvolvido pelo Facebook filtrou os usuários acima de
25 anos que não eram fãs da marca e passou a exibir no feed de notícias desse
público anúncios e posts que funcionavam como um convite para curtir a página.
O uso da solução criada pelo Facebook fez o número de fãs da Honda
crescer de 500 mil para 800 mil num período de apenas dois meses. Com a maior
audiência, a empresa fez o lançamento oficial do modelo Fit Twist, em post com
vídeo, na rede social. O filme alcançou 90 milhões de impressões (exibições no
feed do usuário), segundo o gerente de marketing e planejamento da montadora,
Diego Fernandes.
Fonte:
exame.abril.com.br
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