Quando
falamos a respeito de marca registrada, logo nos vem à cabeça uma grande
empresa como a Coca-Cola, Google, Nestlé, dentre outras.
Entretanto,
quando estamos andando pelas ruas e vemos um pequeno pet shop ou uma simples
lanchonete, não imaginamos que elas também possuem suas marcas registradas.
Pois bem. O que
todas estas empresas têm em comum? Além da proteção conferida pelo registro,
temos a valorização que atribuem às suas marcas e desta forma, a si próprias.
No momento em
que o empresário decide criar um nome ou símbolo (ou conjunto de ambos) que
represente um serviço ou produto da empresa, está criando e agregando um bem
que provavelmente será o seu maior patrimônio: sua marca.
A proteção da
marca conferida pelo registro no INPI vai desde o empreendedor individual,
passando pelas micro, pequenas e médias empresas, até as grandes
multinacionais.
Segundo o estudo
“Cenários para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Estado de São Paulo
(2009-2015)”, realizado pelo SEBRAE-SP, até 2015 o Brasil deve ter 8,8 milhões
de empresas de pequeno e médio portes para uma população estimada em 210
milhões de pessoas.
Devemos lembrar
que nem todas as empresas nascem grandes, porém, sem os devidos cuidados (como por
exemplo, o registro da sua marca) grande parte delas acaba sucumbindo diante da
forte concorrência imposta pelo mercado.
Note-se que no
Brasil, o direito sobre a exclusividade de uso da marca é atribuído ao primeiro
que registrá-la na classe do produto ou serviço dentro da sua atividade.
Para obter
proteção e exclusividade de uso, é imprescindível o registro perante o INPI,
tornando, assim, maiores as garantias contra o uso indevido por terceiros.
Em todos os
casos, tão importante quanto registrar uma marca, é que o acompanhamento do seu
registro seja feito por um especialista, garantindo desta forma, a devida
proteção deste valioso patrimônio.
Por fim, vale
ressaltar que, o valor gasto para efetuar o registro da sua marca, constitui um
custo mínimo para o enriquecimento e proteção do seu patrimônio.
PORTANTO,
LEMBRE-SE SUA EMPRESA TEM O TAMANHO E VALOR QUE VOCÊ DÁ A ELA.
NÃO
ARRISQUE ENTRE EM CONTATO CONOSCO E PROTEJA SUA MARCA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário