A
Niely é a Marca nacional mais bem
colocada nos rankings de xampus, cremes e condicionadores. Se há 25 anos sua
fundação partiu de uma necessidade, hoje a companhia fluminense criada em Nova
Iguaçu disputa o mercado com gigantes multinacionais como Unilever, P&G, L’Oréal
e Colgate-Palmolive. A companhia deve fechar 2012 com um faturamento de R$ 600
milhões. O valor é 15% maior se comparado a média de R$ 500 milhões que vem
alcançando nos últimos anos.
Parte
desse sucesso se deve ao espírito empreendedor de Daniel de Jesus, fundador da
marca. Na década de 1980, sem diploma universitário e de família humilde, a
única saída para o ex-office boy foi ser criativo. A primeira iniciativa foi
começar a fabricar, nos fundos de casa, produtos de limpeza e vendê-los de
porta em porta pelo bairro Califórnia, na Baixada Fluminense. Cinco anos
depois, uma reviravolta fez com que Jesus mudasse de ramo. Nascia a Niely.
No início
com apenas dois funcionários, sendo Daniel de Jesus um deles, a produção da
empresa era mínima. “Ele saía pela manhã para efetuar a venda, no final da
tarde datilografava os pedidos e na parte da noite, junto com o outro
funcionário, fabricava os produtos. A empresa mal atendia os clientes da
região. Hoje a indústria tem capacidade de produzir mais de 15 milhões de unidades
por mês, podendo ser ampliado caso haja demanda”, explica João Freitas, gerente
de marketing da Niely.
Um dos
caminhos para obter a longevidade em concorrer com as multinacionais é não
desprezar a classe C. “Há grandes marcas que durante anos menosprezaram essa
classe criando produtos com pouca qualidade por causa de preço. A Niely sempre
perseguiu a entrega de um produto de excelente qualidade a um preço justo.
Conseguimos impactar nossas consumidoras com produtos que entregam efetivamente
o que prometem”, afirma Freitas.
Fonte:
exame.abril.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário