O Yahoo! abriu um processo contra
o Facebook alegando que a rede social infringiu várias de suas patentes, o que
eleva o tom das tensões entre as duas empresas norte-americanas. Na queixa
aberta ontem no Tribunal Distrital de San José, na Califórnia, o Yahoo! afirmou
que o Facebook infringiu 10 patentes relacionadas a publicidade, privacidade e
aplicativos de relacionamentos. Recentemente surgiram relatos de que o Yahoo!
havia feito contato com o Facebook sobre a infração das patentes. A estratégia
do executivo-chefe do Yahoo!, Scott Thompson, chamou a atenção, já que o
Facebook está perto de fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla
em inglês) avaliada em US$ 100 bilhões. Em um comunicado, o Yahoo! - que está
no meio de um processo de reformulações - afirmou que "infelizmente, o
assunto com o Facebook permanece não resolvido e fomos compelidos a nos dirigir
ao tribunal". "Nós estamos confiantes de que vamos prevalecer",
declarou a empresa. O Facebook, por sua vez, sugeriu que o movimento foi uma
surpresa. "Estamos decepcionados com o fato de o Yahoo!, um parceiro de
longa data do Facebook e uma companhia que tem se beneficiado da associação com
o Facebook, ter decidido recorrer ao litígio", disse um porta-voz do
Facebook. "Mais uma vez, soubemos da decisão do Yahoo! junto com a
imprensa. Nós vamos nos defender vigorosamente dessas ações embaraçosas." A
ação do Yahoo! ocorre enquanto as duas empresas seguem em direções opostas no
mercado de publicidade online, de acordo com dados recentes. Segundo a
eMarketer, a fatia do Yahoo! nas receitas com publicidade online nos EUA caiu
para 10,8% no ano passado, de 14,0% em 2010, enquanto a do Facebook aumentou
para 14,0%, de 11,5%. As informações são da Dow Jones.
FONTE*: Exame
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