
A marca de
Garibaldi protege, especificamente, vinhos e bebidas alcoólicas, enquanto a
catarinense está relacionada à assessoria, consultoria e informação sobre o
vinho e suas características.
Vale lembrar que a
marca coletiva é capaz de agregar valor não somente ao produto ou serviço mas,
sobretudo, aos membros da coletividade titular do registro. É uma das opções
para associações que buscam proteção de seus produtos: a outra é a Indicação
Geográfica, com suas duas variações (Indicação de Procedência e Denominação de
Origem).
Garibaldi produz
espumantes desde o início do século XX e, no início da década de 1980, mais de
90% dos espumantes produzidos no Brasil vinham deste município do Rio Grande do
Sul. Criar o CPEG foi uma alternativa para reunir as vinícolas em torno de uma
marca em comum e, assim, buscar maior competitividade no mercado.
Em Santa Catarina,
os vinhedos localizados entre 900 e 1400 metros acima do nível do mar produzem
uvas que são utilizadas na elaboração dos vinhos finos de altitude. A ACAVITIS
agrega dezenas de vinícolas e representa cerca de 300 hectares de vinhedos
plantados. O objetivo é reunir associados que zelem pelo alto padrão de
qualidade na produção dos vinhos de altitude.
Fonte: http://www.inpi.gov.br
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