Apesar da maioria dos empresários estarem
consciente da importância do uso de marcas para diferenciar os seus produtos
dos produtos da concorrência, nem todos se dão conta da importância de obter esta proteção através do registro.
O registro, segundo a legislação sobre marcas
aplicável, dá à sua empresa o direito exclusivo de impedir que terceiros
comercializem
produtos idênticos ou semelhantes com uma marca
igual ou tão semelhante que possa causar confusão entre os consumidores.
Sem o registro da marca, seu empenho na
comercialização de um produto pode ter sido em vão, já que as empresas
concorrentes podem usar a mesma marca ou uma marca parecida a ponto de causar confusão para produtos idênticos ou
semelhantes. Caso um concorrente adote uma marca semelhante ou idêntica, os
consumidores podem se confundir e comprar os produtos deste concorrente pensando que ele pertence à sua
empresa. Isso não só reduziria os seus lucros como também poderia prejudicar a
imagem e a reputação da sua empresa no mercado, especialmente se os produtos do
concorrente forem de qualidade inferior.
Devido ao valor das marcas e à função crucial que
ela pode exercer para a definição do sucesso de um produto, é imprescindível
certificar-se de que elas estejam registradas nos mercados de atuação da sua
empresa.
Além disso, uma marca registrada pode ser
licenciada a outras empresas, garantindo assim uma fonte suplementar de renda
para o seu negócio, ou pode ainda ser a base de um
contrato de franquia.
Se for o caso, uma marca registrada gozando de boa
reputação junto aos consumidores pode também ser útil para o levantamento de
fundos junto às instituições de crédito, que estão cada vez mais conscientes da
importância das marcas para o sucesso comercial.
Fonte: OMPI
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